Desde 2004
A pioneira em revalidação de diplomas de medicina no Brasil.

Atendimento ao Cliente
Tel. (67) 99937 5532

 

A NOVELA DA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS MÉDICOS NA UFMS CAMPO GRANDE

A NOVELA DA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS MÉDICOS NA UFMS CAMPO GRANDE

Em dezembro de 2016, o MEC publicou a Portaria Normativa nº 22/2016 estabelecendo que TODAS as universidades públicas devem revalidar diplomas estrangeiros de graduação e reconhecer diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) dos cursos do mesmo nível e área ou, no caso da pós-graduação, que tenham equivalência no âmbito destas Instituições.

Também dispôs no art. 2º da mesma Portaria que os processos de revalidação e reconhecimento de diplomas devem observar limites e a capacidade de cada Instituição. Apegada a este detalhe a UFMS, uma das poucas universidades que abriram inscrições pela plataforma, no ano de 2017 disponibilizou apenas 20 VAGAS e em 2018 DEZ. As demais apesar de terem aderido permanecem INERTES. Com o número de médicos graduados no exterior existentes façam os cálculos para saberem quantos anos ou quiçá décadas levarão para revalidarem os seus diplomas.

Vale mencionar que o resultado do Exame para Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras 2017, das avaliações aplicadas em 28/01/2018, na UFMS pode ser verificado em:

https://famed.ufms.br/588-2/

Dos 16 candidatos inscritos em 2017 que passaram pelas avaliações, apenas 01 (UM), graduado nos EUA, foi aprovado. Este teve uma análise diferenciada (não que ele não merecesse) e passou apenas por uma PROVA PRÁTICA de Ginecologia, enquanto para todos os demais foram indicadas avaliações nas disciplinas de Clínica Médica Teórica, Clínica Médica Prática, Clínica Cirúrgica Teórica, Clínica Cirúrgica Prática, Pediatria Teórica, Pediatria Prática, Ginecologia Teórica, Ginecologia Prática, Saúde Pública Teórica e Saúde Pública Prática.

Quanto à complementação de estudos aos REPROVADOS, a universidade em tela UFMS, nem sabe o que é isso ou finge desconhecer. Na data de ontem enviaram um comunicado aos revalidandos reprovados nas avaliações aplicadas, através da PLATAFORMA CAROLINA BORI dizendo a estes simplesmente que haviam sido INDEFERIDOS OS SEUS PROCESSOS. Vejamos o teor:

" Prezado(a) Sr.(a),

Informamos que o seu processo de Revalidação - No. 00694.1.00266/08-2017 foi Indeferido.

Justificativa: indeferido

Por favor, acesse à Plataforma Carolina Bori para as providências necessárias.

Atenciosamente,

Plataforma Carolina Bori – Sistema Nacional de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas.

Sobra abuso e desrespeito aos direitos dos outros. O mínimo que deveriam ter ofertado é a COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS AOS REPROVADOS.

Para surpresa geral, a UFMS publicou ontem que estavam abertas as inscrições para a revalidação de diplomas de graduação e de reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu, expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior, exclusivamente através da plataforma Carolina Bori (http://carolinabori.mec.gov.br/), em fluxo contínuo no ano de 2018, até o limite das dez vagas disponíveis para curso.

Segundo os mesmos, após a ocupação de todas as vagas oferecidas, novas vagas serão abertas somente em 2019.

https://www.ufms.br/inscricoes-para-revalidacao-de-diplomas-iniciam-hoje/

Reduziram de vinte vagas que já era mais que insuficiente para DEZ e o pior foi a taxa cobrada que passou a exorbitante quantia de R$ 7 mil reais (Isso mesmo o Poder Judiciário já tendo proferido decisões acerca da ilegalidade desta taxa e os ter obrigado a cobrar apenas R$500,00, isso em centenas de processos que representamos em anos anteriores). Vale frisar que este valor é pago após a análise dos documentos pela instituição, o que não significa que o seu diploma será revalidado. Ninguém tem dinheiro para jogar no lixo, ainda mais na situação em que o País se encontra.

Lamentável a situação que estes médicos se encontram, sem que nenhuma oportunidade lhes seja dada. Abertura de inscrições? Estamos em meados de JULHO e até agora nada. Nem Revalida, UFMT, UFMG .... Assim o desespero está nítido e as chances de serem ludibriados e caírem em armadilhas só aumentam. Cuidado!

Pelo exposto vocês podem perceber que esta inscrição na UFMS nos moldes de está é uma FURADA. Ademais pela plataforma você só tem duas chances e se o seu processo for indeferido por duas vezes, ADEUS, não revalida mais. Ademais não podem haver inscrições concomitantes.

Fonte: REvalide